sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Portugal humilhado pelo Presidente Checo na presença de Cavaco, por duas vezes sucessivas.


Pelo menos duas vezes, sucessivamente, Cavaco Silva não defendeu os portugueses no plano internacional: "Presidente Checo considera inadmissível o défice excessivo em Portugal".


(1.ª humilhação)
15-04-2010





(2.ª humilhação)
16/04/2010


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A quem é que Cavaco e a filha compraram, em 2001, 254 mil acções da SLN, grupo detentor do BPN?- Associação de Lesados do BPN

 Perguntas a José Oliveira e Costa sobre acções do Cavaco Silva

Tenho umas perguntinhas a sugerir à nossa prestimosa comunicação social, que anda sempre com falta de assuntos e é muito distraída.


A quem é que Cavaco e a filha compraram, em 2001, 254 mil acções da SLN, grupo detentor do BPN?

O PR disse há tempos, em comunicado, que nunca tinha comprado nada ao BPN, mas «esqueceu-se» de mencionar a SLN, ou seja, o grupo que detinha o Banco.

Como as acções da SLN não eram transaccionadas na bolsa, a quem é que Cavaco as comprou?

À própria SLN?

A algum accionista?

Qual accionista? (Sobre este ponto, ver adiante.)

Outra pergunta que não me sai da cachimónia:

Como é que foi fixado o preço de 1 euro por acção?

Atiraram moeda ao ar?

Consultaram a bruxa?

Recorreram a alguma firma especializada?

Curiosamente, a transacção foi feita quando o BPN já cheirava a esturro, quando o Banco de Portugal já «andava em cima do BPN», ao ponto de Dias Loureiro (amigo dilecto de Cavaco e presidente do Congresso do PSD), ter ido, aliás desaconselhado por Oliveira e Costa, reclamar junto de António Marta, como este próprio afirmou e Oliveira e Costa confirmou.

Outra pergunta:

Cavaco pagou?

E se pagou, fê-lo por transferência bancária, por cheque ou em cash? É importante saber se há rasto disso.

Passaram dois anos.

Em carta de 2003 à SLN, Cavaco alegadamente «ordenou» a venda das suas acções, no que foi imitado pela filha. Da venda resultaram 72 mil contos de mais valias para ambos. Presumo que essas mais valias foram atempadamente declaradas ao fisco e que os respectivos impostos foram pagos. Tomo isso como certo, nem seria de esperar outra coisa.

Uma coisa me faz aqui comichão nas meninges. Cavaco não podia «ordenar» a venda das acções (como disse atrás, não transaccionáveis na bolsa), mas apenas dizer que lhe apetecia vendê-las, se calhasse aparecer algum comprador para elas. A liquidez dessas «poupanças» de Cavaco era, com efeito, praticamente nula. Mas não é que o comprador apareceu prontamente, milagrosamente, disposto a pagar 1 euro e 40 cêntimos de mais valia por cada acção detida pela família Cavaco, quando as acções nem cotação tinham no mercado.

E quem foi o benemérito comprador, quem foi?
Com muito gosto esclareço, foi uma empresa chamada SLN Valor, o maior accionista da SLN.

Cito o Expresso online:

«Cavaco Silva e a filha deram ordem de venda das suas acções, em cartas separadas endereçadas ao então presidente da administração da SLN, José Oliveira Costa. Este determinou que as 255.018 acções detidas por ambos fossem vendidas à SLN Valor, a maior accionista da SLN, na qual participam os maiores accionistas individuais desta empresa, entre os quais o próprio Oliveira Costa.»

Ou seja, Oliveira e Costa praticamente ofereceu de mão beijada 72 mil contos de mais-valias à família Cavaco. E se foi Oliveira e Costa também a fixar o preço inicial de compra por Cavaco, então a coisa é perfeitamente clara.

Que terá acontecido entre 2001 e 2003 para as acções de uma empresa que andava a ser importunada pelo Banco de Portugal terem «valorizado» 140 %?

Falta, neste ponto, esclarecer várias coisas, a primeira das quais já vem de trás:
  1. a quem comprou Cavaco e a filha as acções?
  2. terá sido à própria SLN Valor, que depois as recomprou?
  3. porque decidiu Cavaco vendê-las? Não tendo elas cotação no mercado, Cavaco não podia a priori esperar realizar mais-valias.
  4. terá tido algum palpite, vindo do interior do universo SLN, só amigos e correligionários, para que vendesse, antes que a coisa fosse por água abaixo?
  5. terá sido cheiro a esturro no nariz de Cavaco? Isso é que era bom saber!
  6. porque quis a SLN Valor (re)comprar aquelas acções? Tinha poucas?
  7. como fixou a SLN valor o preço de compra, com uma taxa de lucro bruto para o vendedor de 140% em dois anos, a lembrar as taxas praticadas pela banqueira do povo D. Branca?


     E já agora, se Cavaco Silva é tão preocupado com a pobreza e a inclusão dos cidadãos mais desvalidos, por que não aufere apenas o ordenado de Presidente da República?!

    Será porque é mal pago e tem que acumular com as reformas de professor, do Banco de Portugal e de primeiro-ministro?!

    Se estivesse sinceramente preocupado com os pobres e a recuperação das finanças do Estado, não deveria e poderia dar o exemplo e renunciar às reformas enquanto estivesse no activo?! Antes do Governo do dito senhor era assim, só se auferiam as reformas depois de deixar completamente o activo e os descontos eram englobados e pagas numa única prestação!

    Que espera o professor para dar um exemplo de Catão como é o do seu apoiante Ramalho Eanes, o único que renunciou ao pagamento de muitos milhões que o Estado lhe devia?

    Afinal o dinheiro de todos e que é dos nossos impostos tem um valor muito diferente, consoante a moral dos governantes sérios e dos que se governam …

    Por hoje não tenho mais sugestões de perguntas à comunicação social.



    terça-feira, 28 de dezembro de 2010

    "550 mil euros de donativos e angariações de fundos."


    Cavaco Silva é o candidato que prevê gastar mais na campanha

    "Candidatura do actual Presidente da República apresentou o orçamento mais elevado para a campanha eleitoral." 


    "Cavaco Silva estima 2,1 milhões de euros de receitas, com mais de 1,5 milhões de euros provenientes de subvenção estatal e 550 mil de donativos e angariações de fundos. Nas despesas previstas, a maior fatia do orçamento do candidato apoiado pelo PSD, CDS e MEP destina-se a comícios e espectáculos, aos quais estão destinados 670 mil euros." 




    Cavaco tem o maior orçamento para a campanha, Jornal de Negócios, 27 de Dezembro de 2010


    Orçamento para campanha 2011 de Cavaco Silva (documento entregue no Tribunal Constitucional)


    "Entrevista com os vampiros", Jornal Independente, 13 de Janeiro de 1995

    Quem financia Cavaco?...Catroga (ex ministro das finanças de Cavaco), Belmiro de Azevedo (patrão da Sonae), Jardim Gonçalves (ex presidente do BCP e envolvido em escândalo financeiro)



    Belmiro quer Cavaco no poder: um " ditador", "prepotente" e "autoritário"

    Mensagem de Boas Festas de Cavaco (versão Última Ceia/Rui Unas)-15 mil já viram boas-festas presidenciais com Rui Unas

    sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

    "Sorte de cunhado"

    "É preciso nascerem duas vezes para ser mais honestos do que eu", Cavaco Silva num debate tenso na SIC, no âmbito da campanha para as presidenciais 2011

    "Oliveira Cruz é o dono do Instituto Piaget. Em pouco tempo, este ex-cunhado de Cavaco Silva ficou com um império no ensino superior. Nem sempre legal."

    "De pequena cooperativa, o Instituto Piaget passou em pouco tempo a império do ensino superior.
    Já tem escolas em quatro cidades e diversos infantários. As condições é que nem sempre são as melhores.  O êxito tem um rosto: Oliveira Cruz, ex-cunhado de Cavaco Silva."

    Jornal Independente, 9 de Dezembro de 1994












    Os mais importantes fundamentos da vida de Cavaco: a família e os amigos



     "Desejamos a todos os Portugueses um feliz Natal e um bom Ano Novo. O Natal é a festa da Família, a festa que passamos com as pessoas que nos são mais próximas e mais queridas", diz Cavaco Silva no vídeo colocado na página da Presidência da República.

    Acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva, o Presidente da República sublinha que este "é um tempo para pararmos um pouco e pensarmos nos mais importantes fundamentos da nossa vida": "a família e os amigos..."

    quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

    "Cavaco e filha lucraram com acções da SLN"

    ver edição do DN online
    356,9 mil euros

    30 Maio 2009

    "Cavaco Silva foi accionista da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) detentora do Banco Português de Negócios (BPN) entre 2001 e 2003, altura que ainda não era Presidente da República. Ao sair teve um ganho de 147,5 mil euros. A sua filha Patrícia também teve acções da SLN e lucrou ainda mais ao sair: 209,4 mil euros. 


    De acordo com o jornal 'Expresso', que publica cópias das ordens de venda emitidas por Cavaco Silva e pela filha, endereçadas ao então presidente do conselho de administração da SLN, José Oliveira e Costa. Cavaco detinha 105378 acções, adquiridas a um euro cada, que foram depois vendidas a 2,4 euros cada (a SLN não estava cotada na Bolsa e por isso não havia preço de referência, mas, segundo o jornal, este valor estava em linha com outras transações de acções do grupo naquela altura). A filha era detentora de 149640 acções.
    As acções de Cavaco e da filha foram vendidas, por ordem do presidente da administração, à SLN Valor, principal accionista da SLN, que agregara os maiores investidores individuais da empresa, entre eles Oliveira e Costa.
    O 'Expresso' contactou Cavaco, mas fonte oficial da Presidência da República disse que o Presidente nada tem a acrescentar em relação ao comunicado emitido em Novembro de 2008. Nessa altura, Cavaco disse que “nunca exerceu qualquer tipo de função no BPN ou em qualquer das suas empresas; nunca recebeu qualquer remuneração do BPN ou de qualquer das suas empresas; nunca comprou ou vendeu nada ao BPN ou a qualquer das suas empresas”.
    Sobre a participação como accionista da SLN, a detentora do BPN, Cavaco Silva nada disse".

    "Cavaco teve 105.378 acções da SLN "

    ver edição do Expresso Online

    "Belém recusa explicar ligação à holding do BPN. Presidente foi accionista entre 2001 e 2003. Comprou, em conjunto com a filha, 250 mil acções a €1 que vendeu por €2,40. 

    19:22 Quarta feira, 3 de Junho de 2009

     Cavaco Silva obteve em 2003 mais-valias de 147 500 euros com a venda de acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que tinha comprado em 2001.
    A sua filha, que também era accionista, vendeu as acções na mesma altura, obtendo ganhos de 209 400 euros.
    O Presidente da República, questionado uma vez mais pelo Expresso, recusou confirmar esta sua antiga ligação accionista ao grupo SLN. Cavaco Silva foi um entre os 400 pequenos accionistas com que o grupo SLN contava em 2003.
    O chefe do Estado remeteu o Expresso para um comunicado que fez sair em Novembro do ano passado, em que rejeitava quaisquer ligações ao BPN (controlado pela SLN). Mas sobre a SLN nada disse".
      
    Texto publicado na edição do Expresso de 30 de Maio de 2009

    Bloqueio da Ponte 25 de Abril


    " se não tivesse o lugar que eu tenho neste momento era capaz de buzinar"

    sábado, 18 de dezembro de 2010

    Cavaquistas já recolhem dinheiro para a campanha

    "Catroga está com Cavaco e tomou a iniciativa de recolher apoios."

    "Catroga...foi ministro das finanças de Cavaco Silva entre 1993 e 1995".

    BANQUEIROS deram uma ajuda

    " Ricardo Salgado, Horácio Roque e Jardim Gonçalves foram alguns dos homens da banca que deram apoio financeiro à candidatura de Cavaco."



    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

    Cavaco Silva recebeu 15 mil euros de Oliveira e Costa para campanha presidencial

    Leia Notícia Completa no Público Online

    "José Oliveira e Costa, o presidente do Banco Português de Negócios agora em prisão preventiva e indiciado por burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal, doou a título pessoal 15 mil euros para a campanha presidencial de Cavaco Silva"


    "Na lista de apoiantes da candidatura do Presidente da República, em 2006, estão outros accionistas do BPN, entre eles Joaquim Coimbra, que terá feito a doação mais generosa, com mais de 22.482 euros, o máximo permitido por lei, e equivalente a 60 ordenados mínimos, diz o diário, baseado na lista de doadores entregue pela campanha no Tribunal Constitucional. Cavaco Silva terá recebido quase 100 mil euros de homens ligados ao BPN. A lei proíbe donativos de pessoas colectivas.

    A ligação de Cavaco Silva aos negócios do BPN foram alvo de notícia no fim-de-semana, quando o Presidente teve necessidade de emitir um comunicado negando qualquer envolvimento com a instituição nacionalizada no início deste mês.

    Para além do BPN, a campanha de Cavaco Silva recebeu também donativos de individualidades ligadas a outras instituições bancárias como o BES, BCP, BANIF e BPP."

    "não tenho nenhuma razão para duvidar da sua palavra"

    A Fraude do Século

    Custou aos portugueses 4 mil milhões de euros...



    Oliveira e Costa: " Vamos Criar um Telebanco"



    "Negros Hábitos"

    " É um aparato de segurança quando Cavaco e Maria vão à praia..."

     " Sete seguranças, estrada cortada, banhistas ao longe a ver o casal nadar e apanhar sol. Armas à cintura, walkie-talkies na mão, seis homens e uma mulher protegem..."

    "Cavaco ao Sol: Polícia, Estrada Cortada, Banhistas Fora - AFASTEM-SE"

    "CAVACO AO SOL: POLÍCIA, ESTRADA CORTADA, BANHISTAS FORA"

    " É um espectáculo policial. Quando Cavaco Silva chega à praia do Barranco, sete seguranças armados abrem caminho."

     " A estrada é cortada e ninguém pode sair nem entrar. Na areia e na água os veraneantes são "convidados" a debandar para Sua Excelência se bronzear e nadar."
                 

    terça-feira, 14 de dezembro de 2010

    Cavaco nomeia cunhado


    "nomeou para vogal do conselho de administração (CA) da Cimpor António Vieira dos Santos Silva, irmão mais novo de Maria Cavaco Silva."

    "Cavaco Silva participou na nomeação do irmão da esposa para um cargo numa empresa pública. E a poucos dias da privatização."

    " O que fará o doutor Cavaco em Belém? ", por Paulo Portas

    "A candidatura presidencial do doutor Cavaco Silva coloca vários problemas:"



    " Segundo o melhor teórico do cavaquismo, a candidatura do doutor Cavaco destina-se, pura e simplesmente, a convocar novas eleições e devolver o poder ao PSD."

     " só o dr. Pacheco Pereira deu uma explicação racional para a candidatura do doutor Cavaco: é necessário dissolver a Assembleia da República, e dissolvê-la tantas vezes quantas as necessárias até que o povo se " convença" a dar uma maioria absoluta - ao PSD, presume-se."

    " se o doutor Cavaco não acredita em governos minoritários, como é que agora se propõe ser Presidente num país sem maioria absoluta? "

    " Eis como a ambição pode mudar as convicções num ápice: o teorizador da " estabilidade absoluta" já não existe, o que sobra é um político tão ambicioso que até quer ser eleito contra o PS e ser Chefe de Estado apesar do governo minoritário do PS."

    Paulo Portas acerca de Cavaco Silva


    "A moção zero", por Paulo Portas

    "O doutor Cavaco Silva prosseguindo a sua própria contemplação"


    "considera que vive da crise, alimenta-se da crise e respira da crise."

    "acaba de chegar à política e não tem contas a prestar."

    "raramente tem certezas mas está disposto a enganar toda a gente."

    "teve uma década para reformar a Segurança Social, e preferiu subsidiá-la até à falência anunciada, não combaterá os efeitos perversos do Estado-Providência. De resto vive eleitoralmente deles."

    "o cavaquismo levou para o Estado mais 100 mil funcionários públicos em dez anos.Deve ser a modernidade."

    Paulo Portas acerca de Cavaco Silva





    sábado, 11 de dezembro de 2010

    Irreal

    Nós também estamos demasiadamente fartos do Cavaquismo...